O que é?

O que é rallye?

     Rallye é uma palavra francesa, que significa encontro de amigos. Este encontro evoluiu ao ponto de virar um esporte automotor onde, em uma reunião de amigos, estes decidiram percorrer distâncias entre uma cidade e outra. Pouco tempo depois, tornou-se uma competição entre os conhecidos, com o primeiro colocado sendo vangloriado. Com o passar dos anos, a modalidade foi regulamentada e virou um evento esportivo difundido mundialmente, com milhares de fãs ao redor do mundo. Existem dois tipos de rallye: o de regularidade e o de velocidade. Além dos carros, as camionetas, caminhões, motos, quadriciclos e protótipos também têm suas categorias.

     O rallye de regularidade é a modalidade mais segura entre todas. O objetivo principal deste tipo de rallye é andar pelas estradas indicadas no livro de bordo na velocidade média estipulada, vencendo aquele que for o mais regular, ou seja, o mais preciso neste quesito. Apesar do roteiro desconhecido pelos competidores, as velocidades médias indicadas nos livros de bordo não ultrapassam o limite da qualidade das estradas, procurando ao máximo manter a integridade de máquinas e pessoas. Exige um trabalho de equipe muito grande, pois o piloto depende do navegador e vice-versa, indicando um aumento de confiança e um estreitamento no relacionamento destes. Em alguns eventos, é permitido que mais pessoas, além do piloto e navegador, estejam dentro do carro durante a competição. Para os organizadores deste tipo de evento, a diversão é buscada a todo momento, fazendo com que os competidores tenham uma prova prazerosa e relaxante, sem perder a concentração nos trabalhos a serem desenvolvidos.

     O Rallye Universitário FACCAT é uma prova de rallye de regularidade onde os carros deverão percorrer um trajeto pré-definido em médias de velocidade.
     Para correr rallye, é necessária uma equipe de 2 ou mais pessoas, sendo uma delas o piloto (o motorista), o navegador (aquele que irá informar o piloto sobre o trajeto e o tempo) e os zequinhas (que sentam no banco de trás auxiliando o navegador).
     Um rallye de regularidade é composto por um livro de bordo, entregue pouco antes da largada de cada carro. Neste livro de bordo estão as indicações do caminho a ser percorrido, assim como a média de velocidade que deve ser obedecida e algumas observações.
     Para competir, é necessário que o navegador e os zequinhas carreguem consigo uma prancheta, canetas e um relógio com cronômetro. Na hora da largada, o cronômetro será disparado e, assim, a equipe poderá controlar o seu tempo de passagem nos trechos. A prancheta será utilizada como base para o livro de bordo e as canetas para alguma eventual anotação.
     Durante o roteiro, haverão Postos de Cronometragem (PC), que tomarão o seu tempo. Nestes pontos, deve-se passar na velocidade correta, no tempo correto. Quanto mais certo o tempo estiver, melhor.
     Ao final do rallye, ganha quem for mais preciso no trajeto e na velocidade.
     Nesta prova haverá também uma atividade especial, secreta, que contará pontos para o resultado final.

Texto escrito por: Paulo Foscarini - Tri Campeão Gaúcho e Bi Campeão Brasileiro de Rallye de Regularidade.

     Se você ainda tiver alguma dúvida, envie e-mail para bruno.foscarini@rallyetaquara.com