Rallye FACCAT supera expectativas

A sexta edição do Rallye Universitário promovido pelas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) em parceria com o Taquara Automóvel Clube (TAC), no último sábado, dia 2 de junho, superou as expectativas e foi considerada um sucesso pelos organizadores, com a participação de 58 carros. A largada ocorreu às 11 horas, na Praça Marechal Deodoro, com um percurso que abrangeu estradas vicinais da região, do Vale do Paranhana e do Vale do Sinos, totalizando 120 quilômetros pelo interior dos municípios de Taquara, Igrejinha, Nova Hartz e Parobé.

Os competidores fizeram uma parada para almoço no CTG Estância de Santa Cristina, na localidade de Santa Cristina do Pinhal, e na volta tiveram uma atividade especial, descendo 200 degraus até a Cascata dos Italianos, ponto turístico no interior de Igrejinha, na localidade de Nova Aurora. A chegada aconteceu em torno das 16 horas no campus da Faccat, onde os participantes foram recepcionados com um coquetel, seguido da premiação dos vencedores no auditório do campus.

O tempo colaborou até o final, em um sábado de sol que terminou com chuva somente quando o rallye já tinha encerrado, para alegria dos competidores que percorreram um itinerário de lindas paisagens pelo interior dos municípios da região. Segundo o acadêmico Bruno Foscarini, diretor de prova, as estradas estavam em boas condições e as médias de velocidade foram baixas, o que evitou qualquer problema com os carros. O percurso do rallye ainda teve momentos de descontração com algumas “pegadinhas” no livro de bordo.

A premiação contemplou do primeiro ao 15º colocados. Os cinco primeiros receberam troféus e os demais, medalhas, do 6.º ao 15º lugares. Os três primeiros colocados na rallye ainda ganharam créditos em disciplinas na Faccat. 

VENCEDORES - O trio vencedor foi o do Troller 37, da PA Ecoesporte, pilotado por Lucas Longhi, 25, morador de Igrejinha, aluno de Publicidade e Propaganda da Faccat; Michel Barreto da Silva, 22, morador de Taquara, e Jonathan Machado, 23, de Taquara, aluno de Sistemas de Informação. Eles estrearam em 2011 no Rallye Universitário e chegaram em 10º lugar. “Neste ano, já conhecíamos as manhas e não repetimos os mesmos erros, por isso ficou mais fácil. O segredo da equipe foi o trabalho em conjunto. Todos participaram ativamente, até o zequinha”, disse Lucas.

A segunda colocação ficou com o Fiesta 01, da dupla de Gramado, Rafael Paloschi e Jean Ludwig, da equipe Engenharia e Tecnologia, também alunos da Faccat. Já o terceiro lugar foi para o trio de Estância Velha, Marcelo Vieira, Júlio Azevedo e Luana Vieira, da Estância Velha Team, acostumado aos rallyes universitários, do gol 53. “Sabíamos do bom andamento da prova, mas não tínhamos certeza do resultado. Para atrapalhar, ainda tivemos um problema no radiador do carro, sorte que a velha ‘poxipol’ ajudou”, ressaltou o piloto Marcelo Vieira.

A melhor equipe feminina também foi premiada. O trio Patrícia Marmitt, Vanusa Oliveira e Denise Sturmer, da equipe Prescon Contabilidade, levou mais uma vez o título nessa categoria, que já haviam conquistado em 2011.

A abertura do rallye na praça foi marcada por show com bandas de rock e um espetáculo teatral, apresentado pelos alunos da APAE de Taquara, que emocionou os participantes. Toda a organização da prova foi feita por alunos e ex-alunos da Faccat, da turma de Gestão de Serviços, ministrada pela da professora Nara Müller. 

Conforme o diretor de prova, Bruno Foscarini, pelo segundo ano consecutivo, o Rallye Faccat é considerado o maior do Rio Grande do Sul, servindo até como exemplo para o Campeonato Gaúcho. Além disso, toda a parte técnica e diretoria de prova e evento são organizadas por ele e pelo pai, Paulo Foscarini, atuais tricampeões gaúchos e bicampeões brasileiros de rallye. “Tentamos trazer um pouco da nossa realidade para Taquara, lá em 2006, e hoje estamos colhendo os resultados. A primeira prova teve quatro carros inscritos, mas hoje já temos limitação em 60 veículos” comenta o piloto Paulo Foscarini. Para Bruno, este foi, sem dúvida, o maior e melhor evento que ele já teve a oportunidade de dirigir. “Este ficará para a história como o melhor Rallye da Faccat até o momento. Prometo que o de 2013 será melhor ainda”, afirma o diretor de prova.

DEPOIMENTOS - Leonardo e Carina Ostjen, irmãos, professores de Educação Física, em Taquara, foram vencedores em 2011, quando estrearam. Antes da prova de sábado, eles ainda comentaram: “Devido à vitória no ano passado, a responsabilidade é maior. Temos que chegar entre os primeiros. Em 2011, fizemos antecipadamente os cálculos de todos os trechos e isto acabou sendo um diferencial em relação aos outros concorrentes. Neste ano, a organização já entregou tudo calculado no livro de bordo. Isso torna o rallye mais competitivo”, afirma a dupla que chegou em oitavo lugar este ano.

Bruno Santos, Matheus Soares (aluno de Publicidade e Propaganda da Faccat) e Maria Larissa Nunes dos Santos (aluna de Gestão Comercial) são todos estreantes no rallye. “Além de ser um programa de lazer, é uma forma de auxiliar uma entidade através da doação de alimentos”. A equipe Azeitona Desgovernada andou num Fusca, ano 1980. “Ele é valente, se adapta muito bem às estradas do nosso interior”, diz Bruno.

Adelar Rodrigues, mecânico em Campo Bom, e Anderson Mendes de Oliveira, proprietário de uma oficina mecânica na mesma cidade, costumam competir em corridas de velocidade no Taquara Automóvel Clube (TAC), mas Anderson também já participou de provas de rallye. “O segredo é ter um bom carro e acertar os pontos de referência”, argumentou. Vieram para fins de lazer e de divulgação da empresa.

Vinicius Schimidt, da equipe de controle de velocidade, considerou o rallye bem divertido e organizado. “A equipe de PC onde eu estava ficou focada o tempo inteiro para que a tomada de tempo fosse a mais precisa possível, e era divertido ver o pessoal que tentava ir para um local errado reclamar com o pessoal que ainda tentava ajudá-los a não se perderem”, lembrou.