Sábado é dia de decisão no rallye!

     Literalmente é ganhar ou ganhar, ou não deixar que os concorrentes vençam. Não entendeu? Vou explicar melhor a situação:
     Sábado acontece, em Caxias do Sul, a 8a, e última, etapa do 42o Campeonato Gaúcho de Rallye Regularidade 4x2 2011. Muita tensão e adrenalina são esperados nos competidores que disputam a prova, principalmente naqueles que disputam o título em suas categorias.
     A dupla pai e filho, Paulo e Bruno Foscarini, de Taquara, é uma destas que não para de pensar no evento de sábado, uma vez que são os atuais líderes da categoria máxima do certame, a Graduados, com competidores que praticam o esporte há 40 anos.
     O Gol 210 taquarense lidera o campeonato com dois pontos de vantagem sobre o Gol 225, de Elizio Breda e Carlos Casanova, de Nova Prata. Para que o atual segundo colocado seja campeão gaúcho, deve vencer a prova. Com qualquer outro resultado, a dupla Foscarini é sagrada tri-campeã.
     Para a prova do dia 22, são esperadas todas as dificuldades possíveis: "Caxias sempre foi uma prova muito dura. Por se tratar da serra gaúcha, tem um terreno muito acidentado, muitas subidas e descidas, algumas com até 500m de diferença entre o ponto mais baixo e o mais alto. Imagine você ter que subir 3 km, sem parar, em uma média de 50 km/h. Se você achou fácil, adicione cascalho solto e curvas de 180 graus. Aí, quando chegar lá no topo, haverá um Posto de Cronometragem onde você tem que passar exatamente no tempo certo, nem antes, nem depois. Não é fácil" diz o piloto do gol, Paulo.
     Para Bruno, "esta prova tem tudo para ser a mais difícil dos últimos anos. O trabalho do navegador é calcular os tempos que devemos passar a cada metro e, para isso, dependo da medição que a roda do carro faz. Quando há muito cascalho, como será o caso da próxima prova, esta medição fica totalmente 'louca' e o navegador tem que corrigir muitas coisas, redobrando o trabalho e a atenção. Além disso, há muitos eventos durante a prova, como dobrar e seguir em frente, e as médias de velocidade tendem a ser muito rápidas, o que torna tudo muito mais difícil, além de outras questões que fazem a diferença para quem compete".
     "Sempre gostamos de correr em Caxias do Sul, assim como em Erechim, o pessoal é muito acolhedor, todos se ajudam e é a cidade onde ganhamos nosso título brasileiro, em 2006, após 3 vitórias e nosso recorde de perda de pontos em uma prova, 8. A esperança é chegar depois da prova satisfeitos com nosso desempenho e, na divulgação dos resultados, comemorar, quem sabe, mais uma vitória e o tri campeonato, que seria muito importante para nós, como pessoas, e para a cidade e a região, que tanto torce por nós" finaliza Bruno.
     A equipe Foscarini Racing Team/FACCAT tem o apoio da FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara, BF Digital - Loja Oi, Mecânica AutoSuprema, Novocar Borracharia e Borracharia Central.

                                         Foto: Ronaldo Czamanski